1 - Evite situações que provoquem ansiedade (brigas, mal-entendidos, grandes decisões, rompimento de relação, viagens mal-programadas e de última hora, etc.)
2 - Procure descansar nos últimos dias que antecedem as provas e durante o intervalo das mesmas, dormindo em média 8 horas por noite, e evite as atividades físicas se não estiver acostumado.
3 - Busque estar na companhia de pessoas que lhe sejam agradáveis, pelas quais você tenha afeto e não lhe causem estresse.
4 - Programe seu horário de acordar de forma a realizar todas as suas programações com tranquilidade. Reserve um tempo para relaxar (respire profundamente e distensione toda a musculatura, repita este exercício várias vezes no decorrer do dia, inclusive durante as provas).
5 - Evite se preocupar.
6 - Procure se alimentar nos horários e quantidades habituais, pelo menos de 4 a 6 refeições por dia (pequenos volumes em intervalos de tempo menores).
7 - Evite experimentar alimentos ou preparações desconhecidas, não habituais. Alimentos novos podem causar intoxicações ou alergias.
8 - Se for tomar suas refeições fora de casa, procure locais que apresentem boas condições de higiene, observe a temperatura das preparações. Procure evitar rizottos, maioneses, salpicão, preparações com molhos, pois apresentam maior risco de contaminação.
9 - Evite alimentos de difícil digestão, tais como frituras, gorduras animais e salgadinhos. Dê preferência para as carnes magras, saladas, legumes e frutas.
10- Procure hidratar-se, dando preferência aos sucos naturais e água filtrada (recomendamos de 2 a 3 litros por dia).
11 - Em hipótese alguma faça uso de bebidas alcoólicas. Além do risco de desidratação e intoxicação, alteram o rendimento intelectual.
12- Não deixe de se alimentar antes das provas, pois a falta de alimentação pode provocar hipoglicemia, o que é causa de grande mal-estar, e repercussões sistêmicas (tais como:cefaléia, incapacidade física, taquicardia, visão turva, tonturas, suor e dormências).
13- Procure fazer a última refeição pelo menos com 2 horas de antecedência da realização de prova, mantendo um ambiente de calma e tranquilidade. É permitido que durante a prova você possa ingerir alimentos de fácil manuseio (água, sucos ou refrigerantes e alimentos não gordurosos, ricos em açúcar para manter seu nível de hidratação e nutrição adequado.
– Obs.: chocolates e bombons não são apropriados, porque são ricos em gordura. Se for diabético, siga a orientação de seu médico.
14- Use medicamentos somente com indicação médica. Os medicamentos de uso continuado não devem ser interrompidos.
Fonte: Manual do Candidato - Processo Seletivo – Universidade Federal de Uberlândia/UFU