Além de Sócrates, Aristóteles e Immanuel Kant, segue a relação dos filósofos que o professor Michael Sandel da Universidade de Harvard discutirá nas aulas 1, 2 e 3:
Jeremy Bentham (1748-1832) foi um filósofo e jurista inglês. Juntamente com John Stuart Mill e James Mill, difundiu o utilitarismo, teoria ética que responde questões acerca do que fazer, do que admirar e de como viver, em termos da maximização da utilidade e da felicidade.
John Stuart Mill (1806 - 1873) foi um filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo. Stuart Mill pode ser considerado um autor de
transição entre o pensamento econômico antigo (que dá maior ênfase aos aspectos
ligados à produção da riqueza) e o pensamento econômico moderno (que enfatiza
os aspectos ligados à distribuição da riqueza). Para Stuart Mill "as ações
são corretas na medida em que tendem a promover a felicidade, erradas na medida
em que tendem a promover o reverso da felicidade".
Robert Nozick (1938 - 2002) Foi um filósofo político americano. A sua obra "Anarquia, Estado e Utopia" de 1974 foi uma resposta libertária para a obra "Uma Teoria da Justiça" de John Rawls, publicada em 1971. Rawls foi um defensor da justiça como igualdade social e Nozick foi um defensor do libertarianismo (também conhecido no Brasil como libertarismo ou liberalismo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário